Isso é PRATICAGEM.

0
127

Manobrados pelos competentes Práticos da Barra, verdadeiros “GIGANTES DO MAR” operam diretamente no Terminal (TUP) em Vila do Conde, como o que aparece na foto, recebendo produtos de exportação, operações que sempre estão acontecendo, sem um problemas, graças ao elevado adestramento não só dos Práticos, mas também das empresas Operadoras Portuárias e Marítimas, como a Atlântica Matapi, que vem se destacando cada vez mais nesse tipo de serviço.

Estações de descontaminação são instaladas no Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”

O CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, instalou no dia 1º de junho, três estações de descontaminação nas entradas de acesso da organização militar, com o objetivo de evitar a proliferação do novo coronavirus no local. Os aparelhos foram desenvolvidos em parceria com o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas e são capazes de higienizar pedestres e veículos, reduzindo os riscos de contaminação pela Covid-19.
Desde o início da pandemia, o CIABA adotou diversas medidas preventivas para quem adentra a instituição, como desinfecção de calçados, higienização das mãos com álcool e aferição de temperatura corporal. As estações de descontaminação vão reforçar ainda mais as ações de proteção, contribuindo para segurança e saúde de todos. Foi a primeira Organização Militar de Ensino da Marinha a instalar este dispositivo no combate à Covid 19, tanto para pedestres quanto para viaturas.

SONHOS – Terminal offshore, Polícia Hidroviária e Hidrovia do Tocantins

Três importantes projetos voltados para a Amazônia, pelo que vem acontecendo, não passaram de “SONHOS”. O primeiro foi o badalado Terminal Offshore no ESPADARTE, em seguida a criação da Polícia Hidroviária Federal, e, por último, a Hidrovia do Tocantins, que com a derrocagem do Pedral do Lourenço, Dragagem e Sinalização, se tornaria navegável o ano todo, trazendo grande desenvolvimento para as regiões do alto, médio e baixo Tocantins, mas, infelizmente, os anos estão se passando… e nada até agora aconteceu. Pelo visto, parece que tudo vai ficar somente na promessa. Triste.

Transpetro oferece número maior de vagas para Mercantes

Hoje a TRANSPETRO, empresa subsidiária de transportes marítimos da Petrobras, é detentora do maior número de navios petroleiros que operam na cabotagem e no longo curso, inclusive é a que absorve o maior número de Mercantes Brasileiros, formados tanto pelo CIAGA-RJ como pelo CIABA-PA.
Essa empresa também é a que oferece o maior número de vagas para os Praticantes Alunos realizarem o estágio final, a bordo por um ano, para obtenção da Carta tanto de 2º Oficial de Náutica como 2º Oficial de Máquinas, habilitados para o pleno exercício das funções.

MARESIAS

Muita gente não sabe, mas o Navio Auxiliar “PARÁ”, que hoje faz parte do efetivo do Grupamento de Patrulha Naval do Norte-GPNN, operou antes como navio de turismo da ENASA. Foi construído no Rio de Janeiro pelo Estaleiro Inconav/McLaren.

Nosso especial amigo Comandante-CLC Ricardo Monteiro, um grande vencedor, enviou para o colunista, lá de bordo do NT “Dragão do Mar”, uma significativa a mensagem que muito nos sensibilizou. Que Netuno continue lhe dando a proteção merecida.

Na galeria dos ex-Comandantes da Capitania dos Portos, tem alguns deles que chegaram a Quatro Estrelas, entre outros, os amigos Hernani Goulart Fortuna, Renato Miranda e Marcos Vinícius. O primeiro e este último quando vices foram Comandantes do 4º Distrito Naval.

Nunca se viu, em tempo algum, um movimento tão reduzido de embarcações fluviais cruzando os rios da Amazônia, tudo em função dos problemas que vem causando a Covid-19. Uma providência se faz necessária das autoridades ligadas ao setor, para evitar o pior.

Há alguns anos passado o Maranhão teve a sua empresa de navegação de cabotagem, a CONAN-Companhia de Navegação do Norte, que operava navios de 5 mil toneladas, fundada pelos irmãos José e Alarico Salomão, na época diziam que Sarney também era sócio da mesma.

Muita gente talvez não saiba que lá no CASARÃO-CDP, já teve um presidente que foi Governador do Estado do Pará, outro senão o nosso saudoso amigo Fernando Guilhon, e Prefeito de Belém, outro grande amigo, também já falecido, o Coronel Nélio Lobato.

Por tudo de bom que vem realizando, com muitos elogios das Autoridades Navais enclusive, a nossa secular PRATICAGEM DA BARRA, se faz por merecer do Prêmio ANTAQ, sem favor nenhum.

Pelo menos até ontem nada de oficial sobre o início das operações de reflutuação do navio-boiadeiro “HAIDAR”. Dizem, não sei, que está faltando a liberação de órgãos do próprio governo.

O Portal da Navegação, que bordeja pelo mundo a fora, sempre com boas notícias e a coluna fazendo parte do mesmo nos dias da sua publicação, com nova repaginação. Muito bom.

Muito elogiado o Terminal de Cargas, Viaturas e Passageiros do Grupo Bannach. Só está faltando o retorno do movimento, mas com certeza será uma questão de tempo para tudo voltar à normalidade.

Mudanças dos tempos. Aquela bonita sede do Sindicato dos Conferentes, na Travessa Piedade, outrora movimentadissima, com muitos associados, hoje está quase abandonada… Triste.

Anotem este nome: Edlander Santos – Almirante da Reserva da Marinha do Brasil – ex-Comandante do 4º Distrito Naval, onde realizou um grande trabalho. Ele gosta muito de Belém. Nosso amigo até demais. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
14 × 16 =