Nove Belas do Mar (há 20 anos passados) em cerimônia no CIABA com a Paraninfa da Turma dra. Tânia Coutinho

0
50

Da coleção das Belas do mar, do arquivo da coluna, hoje publicamos mais uma foto, desta vez com a PARANINFA da Turma, dra. Tânia Coutinho, que aparece com as nove presentes no momento, quando de importante evento no CIABA-Centro de Instruções “Almirante Braz de Aguiar”. Na ocasião ela era diretora-presidente da CNA-Companhia da Navegação da Amazônia, que tinha a sua sede em Belém. A publicação dessa foto é uma homenagem deste colunista, pelos 20 anos de formatura das primeiras mulheres pelo CIABA, através da EFOMM, hoje conhecida como “Universidade do Mar”, numa iniciativa deste colunista, que pegou nacionalmente. Na ocasião, como já informamos anteriormente, o seu Comandante era o CMG Lauro Ferreira, que, por ironia do destino, era um paraense, filho da cidade de Vigia. (Foto do arquivo da coluna)

Guarda Portuário da CDP já teve seus dias de glória

Muita gente não sabe, mas a Guarda Portuária da CDP-Companhia Docas do Pará, chegou a ser a mais bem organizada do seu gênero no Brasil. Seu efetivo chegou a contar com mais de 300 homens, que recebiam o devido adestramento no Exército Brasileiro e na Marinha (Fuzileiros Navais), hoje, lamentavelmente, mesmo com a situação do nosso porto, está muito a desejar, com terceirizados substituindo, como está acontecendo em Miramar e em outros próprios da estatal portuária. No seu Comando já teve Oficial do Exército e da Marinha da Reserva. Bons tempos.

Atual Comandante do 4º Distrito Naval não é nenhum estranho a Amazônia

Como já informamos anteriormente, ou vice-almirante Valter Citavicius filho, atual Comandante do 4º Distrito Naval, não é nenhum estranho a região. Ele, quando ainda Capitão-de-Corveta Comandou o Navio-Patrulha Fluvial “Amapá”, em Manaus, realizando importante missões para os altos rios da Amazônia Ocidental. Depois de Comandar o NaPaFlu “Amapá”, passou a desempenhar as funções de Encarregado das Sessões de O(perações e de Inteligência do Comando da Flotilha do Amazonas. Resta afirmar que o Comando do 4º Distrito Naval está em boas mãos.

Secretaria Nacional da Pesca navegando no rumo certo

O atual Secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, vem se destacando cada vez mais nessa função, por tudo de bom que vem realizando. O Pará, inclusive, através do SINPESCA, na pessoa do seu presidente, o veterano empresário Apoliano Nascimento, elogiou publicamente a solução dada pelo mesmo com relação a pesca da Piramutada, restabelecida depois de mais de 20 anos suspensa, que vinha ocasionando grandes prejuízos para o setor industrial da pesca do nosso Estado.

MARESIAS

Mesmo com um grande número de técnicos, inclusive PHD no Quadro da CDP-Companhia Docas do Pará, os presidentes designados, na sua maioria, estão vindo de outras capitais…

O navio fluvial “Barcarena”, mesmo na situação em que se encontra, encalhado em Miramar, poderia ser aproveitado depois de um reparo geral, na linha fluvial Belém/Mosqueiro/Belém

Essa embarcação pertence ao Governo do Estado, e será um crime a mesma ser tornar sucata numa região onde os rios são as estradas naturais. Será que o Governador tem conhecimento?

O jovem armador paraense dr. José Rebelo-III, tem tudo para ser o próximo presidente da FENAVEGA. Seu genitor, o saudoso armador Luiz Rebelo Neto, foi um dos fundadores da entidade .

O armador empresário Benedito Pantoja, do Grupo CAMILA, pela seriedade de seus negócios, goza de excelente conceito nos meios navais. Ele, por sinal é também AMIGO DA MARINHA.

Tem muita gente na beira do cais aguardando para breve outras novidades no setor portuário de Belém. É bom repetir: “onde tem fumaça… tem fogo”. Portanto, olho vivo.

Pelos Estreitos de Breves, rumo ao porto de Vila do Conde, tem cruzado comboios fluviais com até 40 mil toneladas de grãos para exportação, seguindo à risca as recomendações das Autoridades Navais.

Futuramente uma empresa composta de três embarcações modernas poderá desenvolver o turismo pelas proximidades de Belém, atendendo a área próxima do COMBÚ, FUROS E OUTROS LOCAIS, com retorno no final da tarde.

Para que isto aconteça, vai tentar financiamento através do BASA-Banco da Amazônia. Com certeza, se acontecer, será uma boa opção para aqueles que visitam a capital paraense. Depois eu volto.

A coluna, através do Portal da navegação, a partir de agora já está chegando no Gabinete do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, antes, pela Secretaria Nacional de Portos e Hidrovias. Muito bom.

Os reparos do Porto Público de Manaus – Roadway (Flutuante), agora sob nova administração, envolverá mais de 7 milhões de reais, que será responsabilidade da nova arrendatária. Realizará ali operações de cargas e passageiros. Uma excelente providência que merece nota-10.

A coluna recomenda mais uma vez a necessidade das embarcações fluviais ou mesmo marítimas, de pesca e etc, sintonizarem a Rádio Marinha-FM para se informarem através dos Boletins expedidos pela mesma sobre segurança da navegação. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
22 × 2 =