Destaque especial – Armador empresário dr. Eduardo Carvalho presidente do Grupo Paes Carvalho

1
48

Hoje o destaque da coluna vai para o armador, empresário e economista dr. Eduardo Carvalho (foto), presidente do conceituado Grupo Paes Carvalho, que hoje se destaca em todas as direções da Amazônia através de diversos segmentos ligados ao setor aquaviário, ele que é reconhecido inclusive pela Marinha como das maiores expressões do setor, verdadeiro PHD em assuntos fluviais, marítimos e portuários, com palestras proferidas até no exterior.
Como se sabe, ele já foi presidente do SINDARPA, bem como da nossa SOAMAR-Belém, por mais de um mandato, sendo inclusive muito estimado pela Marinha do Brasil, portador do Mérito Tamandaré e do Mérito Naval, além de outras honrarias, por tudo de bom que vem realizando pelo desenvolvimento da Amazônia e do Brasil. (Foto: Luis Celso).

TUP-Terminal de Uso Próprio concedido pela ANTAQ para J.F. de Oliveira Navegação

A ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários, que inclusive mantém uma Unidade em Belém, autorizou a empresa J. F. de Oliveira Navegação Ltda, do Grupo PASSARÃO, a dar início a operação na área ampliada do Terminal de Uso Privado-TUP, denominado J.F. de Oliveira Navegação, localizado em Belém (PA). A instalação portuária movimentará cargas geral e a conteinerizadas. A empresa deverá observar as normas e regulamentos da Agência e as demais recomendações do referido órgão para a operação do TUP.

Terminal

Mesmo devidamente autorizado pelo TCU-Tribunal de Contas da União, até o momento não foi a leilão o Terminal de Turismo Marítimo de Fortaleza-CE, mas tudo indica que ainda acontecerá neste ano. Do seu gênero é um dos mais sofisticados do Brasil, construído quando da última Copa do Mundo.

Posse da nova Diretoria da SOAMAR poderá acontecer em dezembro

A respeito da nota publicada na coluna, podemos oficialmente informar que na hipótese de um cenário positivo a posse da nova Diretoria da SOAMAR-Belém poderá acontecer no dia 2 de dezembro. Está aí portanto a informação precisa aos soamarinos interessados. Nem é preciso informar o por quê. Tudo será informado de acordo com o Comando do 4º Distrito Naval. Voltaremos ao assunto no momento exato.

MARESIAS

De acordo com as autoridades do setor, as embarcações fluviais de passageiros de Manaus estão trafegando com número reduzido de passageiros, obedecendo rigorosamente as normas recomendadas na parte sanitária, inclusive.

Nosso grande amigo armador Eduardo Carvalho, expressão máxima do setor, comemorou seu aniversário em família, este ano em Salinas. Foi bastante parabenizado pelos seus amigos. É gente da melhor qualidade e de finíssima educação.

Outro aniversariante de julho foi o bom Relton Osvaldo Pinto, presidente do Grupo Matapi, que recebeu lá em Barcarena as homenagens dos servidores e amigos da empresa. Embora um pouco atrasado vai também meu grande abraço.

Com certeza a publicação do NT “Oscar Niemayer” bateu o coração do nosso amigo CLC-Comandante Ricardo Monteiro, do NT “Dragão do Mar”. Ele passou mais de dois anos no seu Comando, fazendo a rota da Amazônia. Meu abraço.

Espontaneamente mais cinco importantes amigos ligados ao setor já confirmaram ao colunista o total apoio a Comandante Hildelene Lobato, entre eles o “velha guarda” professor Valdemir Oliveira. isto é muito bom.

Tem mercantes (Náutica) e (Máquinas) que em função da falta de embarque no Rio de Janeiro, tanto na cabotagem como no longo curso, querendo migrar para a navegação fluvial, objetivando embarque nos grandes comboios fluviais.

Bem que o bom Mário Póvia poderia avaliar, juntamente com os seus diretores, a possibilidade de prestar homenagem à nossa secular Praticagem da Barra, em reconhecimento da ANTAQ, pelos relevantes serviços prestados pelo desenvolvimento do Brasil.

Elogiável atitude das empresas de Praticagem que fazem a ZP-1 (Rio Amazonas) pela ação de absoluta humanidade com os ribeirinhos, distribuindo inclusive cestas básicas e diminuindo com isto o sofrimento de muitos deles.

Possivelmente ainda ainda no mês de julho teremos outras novidades envolvendo o sistema portuário do Estado do Pará, com possíveis mudanças novamente lá no “Casarão”, segundo um passarinho de Brasília largo mensagem. (AS).

COMPARTILHAR

Um comentário

  1. Meu grande amigo Alyrio Sabbá,

    Foi emocionante a mensagem relembrando o tempo de Comando no NT “Oscar Niemeyer”.
    Lembro-me das notas publicadas em vossas colunas desde a nossa primeira viagem a Belém no ano de 2016.
    Nesses dois anos, abrimos as portas do navio para recebermos as visitas de autoridades civis e militares, Alunos da Efomm do Ciaba e visitas ilustres.
    Destaco as visitas do então Comandante do CIABA, CMG Fábio da Silva Andrade, e do Capitão dos Portos (CPAOR) Aristides de Carvalho Neto, que gentilmente atenderam nosso convite.
    Também recebemos mais de 90 Alunos da EFOMM ao longo desse tempo.
    Mostramos que os navios gaseiros de bandeira brasileira operavam iguais ou melhores do que os navios estrangeiros. Quebramos uma escrita na época em que a Bacia Amazônica era dominadas pelos gaseiros estrangeiros. A Bandeira do Brasil voltava a navegar na nossa área norte.
    São tempos que nós deixam saudades, com lembranças emocionantes, que só aqueles que presenciaram, como o amigo colunista, poderão contar.

    Coração batendo forte. Parabéns NT “Oscar Niemeyer”. Parabéns Jornalista Alyrio Sabbá.

    CMT Ricardo Monteiro / NT “Dragão do Mar”

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
7 + 29 =