Tucuruí faz teste de navegação com Unidade de Saúde Fluvial

0
22

Tina Santos

A unidade de saúde flutuante vai levar atendimento médico às comunidades ribeirinhas que moram nas ilhas na Região dos Lagos

Na manhã desta sexta-feira (14) foi realizada o teste de transposição da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), que saiu do porto da cidade de Tucuruí, no sudeste do Pará, rumo à região montante do Lago da Usina Hidrelétrica do município. A UBSF em breve estará disponível aos moradores das ilhas, que terão serviços odontológicos, consultas, exames e outros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí, profissionais de saúde estão sendo escalados para atuarem na UBSF, assim como está sendo feito o planejamentos para atendimentos, com horários e logística de locomoção, para que as famílias não tenham dificuldades de acesso aos serviços.

A UBSF é uma unidade de atendimento que conta com todos os profissionais de uma unidade fixa, ou seja, médico, enfermeiro, auxiliar de Saúde bucal e profissionais selecionados para atendimentos básicos de saúde e campanhas específicas. A unidade de Tucuruí vai atender moradores ribeirinhos que moram nas ilhas na Região dos Lagos.

As unidades flutuantes fazem parte do projeto do Ministério da Saúde, que destinou R$ 85 milhões para construção de 45 UBSFs para melhorar a assistência à população ribeirinha na Amazônia Legal. Foram contemplados os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

O Pará foi contemplado com 19 unidades, que começaram a ser construídas em 2018 em um estaleiro em Manaus (AM). Cada unidade custou cerca de R$ 1,88 milhão.

As UBSF são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais, providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha.

Por Portal da Navegação, via ZE DUDU.com.br

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
24 × 1 =