Helder Barbalho dando uma atenção muito especial para o setor aquaviário e portuário

0
34

O nosso grande Governador Helder Barbalho, vem dando também uma atenção muito especial para o setor Aquaviário e Portuário do Pará. Importantes obras já foram anunciadas, como uma grande janela para a baía do Guajará, entre os Armazéns 4 e 8, que foram passados para o Estado, um novo Terminal Hidroviário para Cargas e Passageiros na cidade de Santarém e, agora por último, a instalação na cidade de Óbidos de uma Base Fluvial, com o objetivo de ampliar ainda mais a fiscalização dos órgãos públicos na malha fluvial.
Por sinal, a CPH-Companhia de Portos e Hidrovias, órgão do Governo do Estado do Pará, já anunciou também a construção de Terminais Fluviais em diversos municípios do nosso Estado. É justo destacar que nestes mais de 40 anos, o nosso jovem Governador Helder Barbalho foi o que mais se interessou pelo setor, portanto, nota 1000.

Resolução: Ainda a terceirização dos Guardas Portuários

O movimento iniciado no sul de terceirizar a Guarda Portuária SE deu com a edição equivocada da Resolução ANTAQ n° 7.940/2020. Porém, sem perder tempo, várias foram as entidades em nível regional e nacional que já tomaram medidas jurídicas solicitando a revogação da resolução.
Todos os encaminhamentos foram unânimes na possibilidade de terceirização dos serviços da Guarda Portuária, sobretudo pela função desempenhada no contexto global da Segurança Pública. Assim, há 100% de chance de essa resolução ser revogada.
Essa informação chegou ao colunista através do cedepeano Conselheiro do CONSAD da CDP-Companhia Docas do Pará, Cilene Borges, grande defensor da categoria e que muito vem fazendo pela estatal portuária.

Pré-candidata a vereadora ganhando apoio no setor

Comandante CLC Hildelene Lobato, orgulho da Vila Sorriso (Icoaraci), a primeira mulher a galgar o último posto da Marinha Mercante Brasileira, como pré-candidata a vereadora de Belém vem ganhando o apoio também do setor fluvial, merecidamente, inclusive de armadores, como Relton Osvaldo Pinto, que já se declarou publicamente, ele que é presidente do Grupo Atlântica Matapi.
Ainda recentemente, o professor Valdemir Oliveira, que é sem dúvida um arquivo vivo do CIABA, também revelou ao colunista seu apoio a sua ex-aluna, assim como outras personalidades ligadas ao setor.

Recebemos

Prezado amigo Alyrio,

Em Sessão Virtual pelo Meet Google, aberta para o mundo, graças a Deus e a N.S. Senhora de Nazaré, tive minha aprovação com louvor, mérito e por unanimidade, para Progressão a Professor Doutor Titular da UFPA, a mais elevada progressão no Magistério Federal.
Na foto, 2 dos Professores Titulares que optaram em participar presencialmente comigo lá na Faculdade de Engenharia Naval: Hito Braga de Moraes, Diretor do ITEC e Francisco de Assis Matos de Abreu, do IG. As demais Professoras Titulares, Verônica do Couto de Abreu do ICSA, Presidente da Banca e, Ivany Pinto Nascimento, do ICED, participaram virtualmente. Um detalhe que me deixa lisonjeado é que em 72 anos de existência da minha querida Faculdade de Economia, sou o primeiro Professor Doutor Titular.
Grato, amigo. Forte abraço.
José do Egypto Soares Filho

MARESIAS

Onde tem fumaça, com certeza existe fogo… Os boatos continuam envolvendo o porto de Itaqui-AM, administrado por um órgão do Governo do Estado, que, por sinal, vai de vento em pôpa, hoje colocado entre os mais movimentados do Brasil. Depois eu volto.

Com muita justiça consignamos os melhores elogios ao trabalho do gentleman dr. César Cruz, que vem há mais de 20 anos servindo como executivo administrativo do nosso SINDARPA, ele que é também um dos diretores da nossa SOAMAR-Belém. Gente fina.

Agora mesmo que a exportação da polpa do nosso precioso açaí vai aumentar, isto em função das informações sobre o mesmo relacionadas ao Corona. Atualmente a maior quantidade do fruto procede das regiões das ilhas e do baixo Tocantins de Marajó.

Nosso bom amigo empresário Apoliano Nascimento, presidente do SINPESCA e membro da FIEPA, com muita força e vigor está no batente, ele que é o maior responsável pelo abastecimento de peixe da melhor qualidade nosso capital. Meu abraço.

O nosso grande Governador Helder Barbalho vai deixar um “BRINCO” para os paraenses o cais do porto, que futuramente passará a contar com uma “JANELA” para a baía do Guajará. Os paraenses terão um especial fim de tarde e muitas coisas boas para festejar.

Três grandes empresários portugueses, um deles que residia em Belém, todos voltados para o comércio exportador e importador, também bordejam pela coluna através do Portal da Navegação. Volto com detalhes.

Quem diria. A navegação noturna está suspensa através do rio Madeira por medida de segurança. Muitas e muitas vezes o colunista cruzou, inclusive, em noite escura, aquele rio a bordo dos “vaticanos” dos SNAPP de três conveses, sem nenhum problema.

Obedecendo a disponibilidade de espaço todas as informações chegadas serão publicadas, mesmo porque é nosso obrigação atender todos os segmentos ligados ao setor, o que, aliás, vimos fazendo neste mais de meio século, exclusivamente em O LIBERAL.

Nosso bom amigo Comandante CLC Ricardo Monteiro, que é gente da melhor qualidade, discretamente aproveita sua permanência de folga em Belém para dar uma força a sua querida colega, também Comandando CLC Hildelene Lobato que, com certeza, chegará lá. Eu acredito. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
22 + 11 =