Graças ao trabalho do SINPESCA Belém hoje está abastecida de peixes da melhor qualidade

0
34

Mesmo em tempos de crise, o setor industrial da pesca continua proporcionando ainda o precioso camarão rosa e peixes da melhor qualidade, graças também ao incentivo que vem sendo oferecido pelo SINPESCA, hoje muito bem dirigido pelo empresário Apoliano Nascimento, que também comanda a conceituada empresa CRISMAR, que mantém em operações uma frota de barcos pesqueiros, como o que aparece na foto.
Na verdade, graças ao SINPESCA, a praça de Belém jamais deixou de ser abastecida, como se pode observar nos supermercados, isto é muito bom para população da capital. O camarão rosa, após o defeso, também está sendo oferecido a preço razoável, o que antes não vinha acontecendo, portanto, nota 10 para o SINPESCA. (Foto Luiz Celso).

Foi comemorado em cerimônia interna o DIA DO HIDRÓGRAFO

No último dia 27 de setembro transcorreu o DIA DO HIDRÓGRAFO. Pelo momento atual, as comemorações foram restritas, ao contrário dos anos anteriores. Essa especialidade da Marinha do Brasil é de extraordinária importância, também voltada para segurança da navegação, responsável inclusive pela sinalização dos mares e rios, através de sinais, boias e faróis. O colunista, por sinal, como Hidrógrafo Honorário, sente-se muito honrado ao destacar o significativo evento que em Belém também foi comemorado pela OM competente, que muito tem feito em prol da navegação na Amazônia Oriental.

Ainda o Terminal SOTAVE localizado na Ilha do Outeiro

Muita gente não sabe, mas o Terminal SOTAVE, localizado na Ilha do Outeiro, continua sendo questionado pelos representantes da empresa construtora do mesmo, através de um Escritório de Advocacia de São Paulo. Como se sabe esse Terminal foi encampado pela Portobrás, órgão do Governo Federal, que não existe mais, naturalmente algo deixou de ser cumprido, daí a demanda do processo que tramita ainda pela justiça.
O referido Terminal, especializado para operações Ship-To-Ship, tem calado para receber navios de até 70 mil toneladas e, segundo consta, faz parte da próxima lista dos próprios da CDP que serão levados a leilão. Resta somente aguardar os acontecimentos sobre o assunto.
______________________________________________________
Num reconhecimento muito especial, para quem tem a marinha mercante no coração, o Comandante CLC Ricardo Monteiro, do Quadro Efetivo da TRANSPETRO, por sinal paraense formado pela nossa Universidade do Mar, que é o CIABA, foi escolhido como PATRONO da “Turma Atlante “, que envolve a formatura dos novos Praticantes-Alunos, futuros Oficiais de Náutica e de Máquinas da Marinha Mercante Brasileira.
Essa homenagem é muito justa, considerando que o Comandante Ricardo é hoje uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira, com destaque nacional e internacional, tendo inclusive retornando recentemente da Europa no Comando do navio “Dragão do Mar”.
_____________________________________________________

MARESIAS

Significativa mensagem enviada pelo Professor-Doutor José do Egypto Soares Filho, agradecendo ao colunista nota publicada. Gente fina é outra coisa. Muito bom.

Nosso distinto amigo Almirante Valter Citavicius Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, em linha direta com o colunista, reiterou o convite para aquela “dobradinha”.

Existe sim possibilidade de estadualização da CDP – Companhia Docas do Pará. Isto poderá acontecer no próximo ano. Uma alta autoridade de Brasília deu o “toque” para o colunista.

Lamentavelmente, tem empresa do setor de travessias querendo “torpedear” uma das suas concorrentes. Só vai na conversa quem está por fora do assunto. Depois eu conto.

Na ponta da linha, pelo menos uma substituição na Diretoria da CDP – Companhia Docas do Pará. Tudo será questão de mais alguns dias. Anotem, para confirmar.

A Comandante CLC Hildelene Lobato, candidata a Vereadora, tem Icoaraci onde nasceu, como centro da sua campanha que, com certeza, será Vitoriosa. É de mãos limpas.

Diversos Praticantes-Alunos saídos do CIAGA-RJ e CIABA-Belém continuam aguardando oportunidade para fazer em um estágio final a bordo dos navios mercantes. Lamentável.

Hoje, a TRANSPETRO, empresa de navegação subsidiária da Petrobras, é a que oferece o número maior de vagas para o estágio final dos Praticantes-Alunos de Náutica e de Máquinas.

Nos EUA, Republicanos e Democratas se unem para exigir que parte da exportação de petróleo e gás seja transportada em navios americanos. Aqui a prioridade é para navios estrangeiros… Lamentável.

A navegação noturna através do rio Madeira ainda continua suspensa por medida de segurança. Há alguns anos passados navios de grande porte subiam e desciam este rio sem problemas.

Inclusive este colunista teve a oportunidade de fazer diversas viagens, nos conhecidos VATICANOS dos SNAPP, de três conveses, sem nenhum problema de navegação à noite.

Portal da Navegação, levando longe as notícias publicadas na coluna. Ainda ontem recebemos informação do seu bordejo pela Representação Brasileira junto a IMO – Londres. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
24 − 9 =