Momento de muita cordialidade marcou a última reunião da nossa SOAMAR

0
54

Sempre é bom recordar os bons momentos de satisfação, como registra a foto da última reunião da nossa SOAMAR, vendo-se um grupo de soamarinos com o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, então Comandante do 4º Distrito Naval, de acordo com o Estatuto da entidade, Presidente do Conselho Superior. Isto aconteceu depois de uma movimentada reunião que teve a frente a empresária dra. Sônia Guedes.
Na foto aparece um grupo de diretores da SOAMAR com o Almirante Newton, ou seja, a dra. Sônia Guedes, a dra. Milva Rebelo, dr. Kleber Menezes, dr. Tertuliano, dr. Hermógenes, armador dr. Relton, armador dr. Assis Neto, Práticos Linésio Júnior e Miguel Salgado e, ainda, este colunista. Muita alegria. (Foto: Luiz Celso).

Destaque especial para um grande “Lobo do Mar” que se destaca no setor

Muito elogiado o trabalho do Comandante-Capitão-de-Longo Curso Darlei Pinheiro, a frente da Delegacia do SINDMAR – Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante Brasileira, em nossa capital. Inteligência privilegiada, sendo inclusive considerado como uma das grandes expressões do setor náutico brasileiro, tanto assim que já foi representante dos marítimos junto a Representação do Brasil na IMO em Londres por alguns anos.
Formado pela nossa Universidade do Mar (CIABA), sendo portador de diversos cursos de especialização, fazendo parte ainda do Quadro Efetivo da TRANSPETRO, portador de diversas honrarias, inclusive do Mérito Tamandaré por tudo isto, se faz merecedor do destaque de hoje da coluna. (Foto: Luiz Celso).

Presidente da República em Decreto autorizou melhoramentos nos portos

Agora com o Decreto Presidencial autorizando as Companhias Docas a fazerem melhoramento nos portos, com certeza a CDP – Companhia Docas do Pará deverá realizar uma completa repaginação no porto de Vila do Conde, que, segundo consta, está necessitando urgentemente de melhoramentos, já que as reclamações são constantes partindo dos seus usuários. Como se sabe esse Porto é hoje a maior fonte de renda desta estatal, estando inclusive na lista dos mais movimentados do Brasil.

Vem aí mais uma força para defender os nossos Práticos

Está a caminho mais uma grande força para os Práticos da ZP-1, ou seja, o Sindicato dos Práticos, cuja Carta já está sendo aguardada sua liberação pelo órgão competente em Brasília, com sua jurisdição envolvendo os Estados do Pará, Amapá e Amazonas, sem dúvida mais uma entidade que certamente deverá ser filiada à Federação Nacional dos Práticos, que tem sua sede em Brasília.
É oportuno destacar a presença desses profissionais, tanto nas manobras portuárias, estas realizadas pelos Práticos da Barra e singradura pelos profissionais da ZP-1. Essa nova entidade servirá para defender a categoria, que na maioria das vezes é injustamente atingida por quem desconhece o grande trabalho que presta. Eu volto.

MARESIAS

Elogiável trabalho, sem dúvida alguma, está sendo realizado pela Cooperativa UNIPILOT, que reúne as empresas de Praticagem, que atendem a ZP-1 (Rio Amazonas).

A ZP-1 hoje conta com cerca de 180 práticos, inclusive duas mulheres e um bom número de Oficiais Mercantes e da Reserva da Marinha, além de outras categorias.

Destacam-se também engenheiros, administradores, de empresas, economistas e até um médico, que passou recentemente a fazer parte da escala. Isto é muito bom.

Hoje nosso abraço vai para duas importantes leitoras da coluna, as sras. Vanja e Vilma, duas amigas, esta última a eterna Primeira Dama do poderoso Grupo REICON.

Aumentando cada vez mais a movimentação no Terminal Hidroviário de Passageiros “Luiz Rebelo Neto”, administrado pela CPH – Companhia de Portos e Hidrovias.

A recomendação do Presidente da República para as Companhias Docas façam o melhor possível nos portos, sinaliza que poderá não acontecer a estadualização…

Dentro do possível, considerando o espaço disponível, todas as informações chegadas serão devidamente publicadas, conforme vimos fazendo nestes últimos oito meses.

Dizem, não sei… que já existe em andamento um projeto por parte da CDP – Companhia Docas do Pará, para dragagem tanto na bacia de manobras do porto, como também na área de Miramar.

Tudo indica que ainda neste ano uma nova MARINA, localizada no litoral de Belém, poderá iniciar suas atividades, com restaurante tudo o mais. Eu volto ao assunto.

O velho amigo Comandante Afonso Correa – Diretor do Centro de Capitães da Marinha Mercante, esteve em rápido bordejo pela capital paraense. Recordou os bons tempos da FROTAMA.

Continua tramitando no Congresso o Projeto BR do MAR do Governo Federal. Enquanto isso, a FENAVEGA vai reivindicar o “BR dos RIOS”. Nota 10 para essa entidade.

A navegação noturna através do rio Madeira ainda continua suspensa, por medida de segurança, cuja determinação da Marinha teve como objetivo evitar acidentes. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
9 − 6 =