Porto do Itaqui é recertificado na ISO 9001:2015

0
12

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, foi recertificada na Norma ISO 9001:2015, a mais atual versão para a gestão da qualidade. O porto público maranhense também possui certificação na ISO 14001:2015, que atesta excelência na gestão ambiental.

O resultado foi anunciado na tarde desta quarta, 30, em solenidade realizada no auditório da EMAP, reunindo o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago; os diretores de Operações e Planejamento, Jailson Luz; e de Administração e Finanças, Artur Léda Costa; a equipe da Gerência de Qualidade e representantes das áreas de RH, Responsabilidade Social, Saúde e Segurança e Comunicação. A reunião contou com um número restrito de participantes, em respeito ao protocolo de prevenção à covid-19.

“A recertificação na ISO 9001:2015 é a renovação do nosso compromisso com a melhoria contínua dos nossos processos e da nossa responsabilidade, principalmente diante do cenário enfrentado nesta pandemia. Mais do que nunca a governança que implantamos aqui garantiu a regularidade das operações, inclusive superando o ano anterior em movimentação de cargas”, afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago, ao final do encontro que validou a recomendação.

O relatório de auditoria destacou o Plano de Contingência da empresa para prevenção e enfrentamento da covid-19, com o objetivo de manter as operações portuárias; o comprometimento de toda a equipe da EMAP com o Sistema de Gestão da Qualidade, além da transparência e disponibilidade de informações.

Segundo o auditor Walmir Pedrosa Amorim, “a empresa está acima das dificuldades e, diante de um desafio como está sendo a pandemia, demonstrou resiliência, trabalhou com planejamento, em cooperação e descobriu um caminho próprio de sobrevivência”. Ele destacou a melhoria dos processos e da produtividade, além da disponibilidade e comprometimento da equipe. “A gestão do Porto do Itaqui, incluindo a direção e demais funcionários, serve de exemplo não só para a região, mas para o país como um todo”, disse.

A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, única no Brasil integrada à Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras presentes em 150 países e o primeiro organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) no Brasil, a conceder certificados da Norma de Qualidade ISO 9001, dentro do Sistema Brasileiro de Certificação.

Política do Sistema de Gestão da Qualidade EMAP

Comprometida com a satisfação dos seus clientes e a excelência na prestação dos seus serviços, a EMAP mantém um Sistema de Gestão da Qualidade com foco nos seguintes princípios:

• Fornecer serviços de maneira consistente, que atendam às necessidades dos seus clientes
• Identificar, controlar e minimizar os riscos que possam afetar a prestação dos serviços portuários
• Garantir o cumprimento da legislação aplicável e dos requisitos determinados pelos clientes
• Praticar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
25 × 14 =