Breve formatura pela nossa Universidade do Mar, que é o nosso centenário CIABA, orgulho do Pará

0
33

Uma das cerimônias mais significativas da nossa Universidade do Mar, o poderoso CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, sempre é marcada pela formatura, através da EFOMM, dos nossos Praticantes/Alunos, futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira, como aparece na foto. O branco dominante e a alegria dos jovens, sempre presente belas jovens também. Esta formatura marcou a presença de mais de 300 novos Mercantes das especialidades de Náutica e de Máquinas. Eu lá presente.
Enquanto isso, no próximo dia 4 de dezembro, a nossa Universidade do Mar, em cerimônia que terá como PATRONO o ilustre Comandante-CLC Ricardo Monteiro, realiza a Troca de Platinas de apenas 107 Praticantes-Alunos, que partirão para o Estágio Final a bordo dos navios mercantes, buscando a obtenção das Cartas de 2º Oficial de Náutica e 2º Oficial de Máquinas. Que Netuno proteja todos eles. (AS).

Ausência dos grandes navios de turismo no rio Amazonas até Manaus

Com certeza não será ainda neste ano a volta dos grandes navios de turismo marítimo estrangeiros, cruzando o rio Amazonas até Manaus, com entrada pelo Canal da Barra Norte, cuja ausência foi imposta pela pandemia do novo coronavírus, desde o mês de março, evitando com isso sérios problemas, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias.
A presença dos grandes navios de turismo de bandeiras estrangeiras no porto de Manaus, proporcionavam uma boa movimentação financeira, tendo em vista que cada turista gastava diariamente, no mínimo, 400 dólares, segundo fonte precisa da Zona Franca.

Marinha do Brasil em preparativos para comemorar o DIA DO MARINHEIRO

O Comando do 4º Distrito Naval, a frente o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, já está tomando todas as providências para a cerimônia militar, obedecendo as normas recomendadas pelas autoridades sanitárias e da própria Marinha, comemorando o DIA DO MARINHEIRO, no próximo dia 13 de dezembro.
Como se sabe, no DIA DO MARINHEIRO, a Marinha homenageia personalidades civis e militares com a alta comenda do Mérito Tamandaré, com imposição de Medalhas que serão feitas pela Autoridade Maior da Marinha em nossa capital.

Grupo REICON hoje está atuando em diversos segmentos ligados ao setor

O Grupo REICON, hoje tendo como presidente o jovem armador e empresário dr. José Ribeiro III, vem se destacando cada vez mais nacionalmente, operando em diversos segmentos ligados ao setor, como a navegação fluvial, cabotagem através de médios-petroleiros, apoio marítimo e, por último, em operações de salvatagem, contando para tal com a possante Cábrea “Rio Branco”, com capacidade para movimentar até 240 toneladas, totalmente repaginada, já tendo realizado importantes operações, todas elas com o mais absoluto êxito.
A empresa em Belém é detentora de um dos maiores terminais fluviais, que dispõe de calado para receber embarcações de grande porte, em qualquer posição de Maré.

MARESIAS

Já existe um movimento para acabar com a aglomeração diária que acontece entre a Praça da Sé e a Praça do Carmo, com sérios problemas para o livre trânsito.

Foi destaque Nacional a Operação realizada pela Marinha do Brasil, envolvendo diversas Unidades, nas proximidades da Ilha do Outeiro. Uma organização impecável.

O armador de empresário Relton Osvaldo Pinto, já tem na sua gaveta os nomes dos componentes da nova Diretoria da SOAMAR-Belém, ele que será o novo presidente.

Através do Portal da Navegação, a coluna bordeja nos dias de sua publicação, por diversos navios mercantes brasileiros e, muito especialmente, da Transpetro.

Nosso muito obrigado ao bom soamarino Professor João Tertuliano, pela especial idéia, que já está sendo avaliada, para dentro em breve ser colocada em prática.

A qualquer momento o mega estaleiro RIO MAGUARI estará iniciando a construção de uma série de modernos rebocadores azimutais para a empresa SULNORTE de operações portuárias.

O Grupo HENVIL, que não para de crescer, graças a seriedade em tudo o que faz, sem alardes, vem com outro grande investimento a caminho. Anotem para confirmar.

A SULNORTE tem sangue novo na região, por sinal um jovem PHD que já está em atividades no porto de Vila do Conde. Excelente aquisição, que depois eu conto.

Ainda em condições de ser recuperado, o navio fluvial de passageiros “Barcarena”, que pertence ao Governo do Estado, lamentavelmente, está virando sucata em Miramar…

Belém já sediou por alguns anos a sede da SOAMAR BRASIL, tendo como presidente o saudoso empresário dr. Roberto Massoud, que realizou um grande trabalho.

O Deputado Federal Alceu Moreira, do Rio Grande do Sul, tornou-se inimigo dos Serviços de Praticagem, inclusive no seu próprio Estado, pelo seu Projeto de Lei inoportuno.

Hoje o Comando do 4º Distrito Naval conta com SOAMARES na sua jurisdição. Belém, Macapá-AP, Santarém-PA, São Luís-MA e Parnaíba-PI, todas com excelente desempenho. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
15 − 3 =