Porto de Vila do Conde vem recebendo verdadeiros “Gigantes do Mar”

0
58

O porto de Vila do Conde, administrado pela CDP – Companhia Docas do Pará, ultimamente vem recebendo verdadeiros “Gigantes do Mar”, como este que aparece na foto, isto vem acontecendo inclusive depois do aumento de calado do Canal do Quiriri, manobrados pelos competentes Práticos da Barra, o que antes se tornava difícil.
Como se sabe, hoje este Porto está na lista dos mais movimentados do país, sendo inclusive a maior fonte de renda da CDP, com possibilidades de aumentar ainda mais, com maior exportação de grãos e de outros produtos, o que, com certeza, acontecerá a partir do próximo ano.

Nova Diretoria da SOAMAR-Belém deverá assumir ainda neste ano

Pelo menos até ontem, não estava confirmada a data de posse da nova Diretoria da SOAMAR-Belém, cujo Presidente, por força do Estatuto da entidade, será o armador e empresário Relton Osvaldo Pinto, na qualidade de vice-presidente da mesma, que certamente apresentará os companheiros de Diretoria de acordo com os demais soamarinos.
A data do evento será determinada pelo Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, que também é o Presidente do Conselho Superior da mesma.

Cada vez mais combalida a Marinha Mercante Brasileira com muitos marítimos desempregados

Lamentavelmente, hoje, considerando a situação da Marinha Mercante Brasileira, um bom número de Oficiais de Náutica e Oficiais de Máquinas, estão buscando outras alternativas para sobreviver. Felizmente, graças ao alto nível curricular dos mesmos, eles não estão encontrando grandes dificuldades no próprio setor, até mesmo como executivos.
Se no momento já existe dificuldades para o embarque, imagine depois que o CIAGA-RJ e o CIABA-PA formarem novos Oficiais Mercantes, a começar pelo estágio final dos novos Praticantes-Alunos, mais de 300 estarão sendo colocados no mercado. Que venha o BR do Mar, mas com os navios tripulados por mercantes brasileiros.

Dia Nacional do AMIGO DA MARINHA com imposição de Medalhas a ilustres personalidades

No último dia 6 transcorreu o Dia Nacional do AMIGO DA MARINHA, com cerimônia militar realizada na BNVC – Base Naval de Val-de-Cães, dentro das normas recomendadas pelas autoridades sanitárias, inclusive, tendo a frente o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, nessa data marcava o Aniversário do Patrono da entidade, nosso saudoso amigo Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que também foi Ministro da Marinha.
Na ocasião foram agraciadas as 24 personalidades civis e militares, com a Medalha AMIGO DA MARINHA, com imposição feita pelo Almirante Valter e pela dra. Sônia Guedes, esta presidente da SOAMAR-BELÉM.

MARESIAS

As grandes entidades representativas do setor hidroviário já estão tomando posição contra o anúncio da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, com relação a extinção do AFRMM. Seria um absurdo se isso acontecesse. Olho vivo, portanto.

O colunista guarda com muito carinho o Diploma de Sócio Honorário da Associação Brasileira de Direito Marítimo, com sede no Rio de Janeiro, que lhe foi concedido alguns anos passados pelo Grande Mestre dr. Pedro Calmont Filho.

A preocupação no setor portuário do Maranhão está aumentando cada vez mais, segundo informações chegadas ao colunista, inclusive depois da visita do Presidente Bolsonaro. Como se sabe, o porto de Itaqui pode voltar ao Governo Federal.

A Capitania Fluvial de Santarém tem uma extraordinária movimentação de embarcações. Interessante é que a grande maioria delas fazem a rota Santarém-Manaus, em número muito menor para Belém. Essa OM da Marinha é conhecida como “Sentinela do Tapajós”.

O SINDARPA é a única entidade sindical que representa a navegação fluvial incluindo no seu quadro associativo as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, não existe outra qualquer devidamente qualificada para tal, isto no Pará. Certo?

O mega estaleiro RIO MAGUARI é o grande líder no Brasil na construção de embarcações fluviais, hoje com selo internacional, está também qualificado para construir qualquer tipo de embarcação, sem qualquer problema. É nota-10.

A SULNORTE, do Grupo H.Dantas, com possantes rebocadores azimutais, já está presente nos portos de Santarém e Vila do Conde, com uma equipe administrativa de alto nível. Com projeto aprovado pelo órgão competente, vem aí com novos rebocadores construídos pelo estaleiro Rio Maguari.

Num futuro não muito distante, pelo menos duas áreas de Praticagem, portuárias deverão utilizar helicópteros para embarque para manobras dos grandes navios, com menor sacrifício para os trabalhos. Confirmaremos oportunamente.

Os marítimos da Transpetro, que envolve as diversas categorias, continuam apreensivos com relação aos comentários que estão correndo no setor, assunto que, lamentavelmente, poderá gerar até uma paralisação, causando sérios problemas. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
28 × 26 =