Lideranças partidárias e do setor portuário visitam Praticagem de São Paulo

0
35

Entre as autoridades presentes, o Senador Wellington Fagundes (PL-MT), Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura.

Lideranças parlamentares, diretores de terminais portuários, executivos do setor marítimo e autoridades de municípios da Baixada Santista visitaram a Praticagem do Estado de São Paulo e conheceram o trabalho realizado e os resultados obtidos com a aplicação do calado dinâmico (Redraft) para otimizar o uso do canal de navegação do porto santista

A comitiva assistiu a uma apresentação de Carlos Alberto de Souza Filho, Presidente da Praticagem do Estado de São Paulo. Ele mostrou os investimentos realizados pela entidade nos últimos anos: “Com a aplicação do calado dinâmico tivemos como resultado maior segurança, produtividade e eficiência nas manobras”. O Redraft, implantado em 2016, fez com que o período total de restrições de calado no canal caísse de 7 dias 6 horas e 25 minutos em 2015 para 11 horas e 35 minutos em 2019.

A visita técnica, que também incluiu o Porto de Santos, foi promovida pelo Conselho do Fórum Brasil Export . A agenda foi desenvolvida em parceria com o Instituto Brasil Logística (IBL), entidade privada sem fins lucrativos fundada com o objetivo de criar maior sinergia entre os modais de transporte atuando em conjunto com a sociedade civil.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, destacou a importância da visita: “Sempre que a gente conhece um Porto in loco, passa a ter maior conhecimento da realidade. Essa visita aqui para conhecer a estrutura do Porto e a Praticagem faz com que passemos a compreender melhor o funcionamento, aquilo que precisa ser feito para modernizar, para melhorar. Como presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, estamos cumprindo o papel de ser o mediador entre a sociedade, o Executivo, o Legistlativo e o Judiciário. Uma visita desse porte, conhecendo todo o Porto e as ações da Praticagem, nos enriquece e dá argumentos para falarmos em Brasília, seja nas comissões ou em plenário o que é importante ser feito para alcançar o nosso objetivo principal que é diminuir o Custo Brasil.”

Edinho Bez, Diretor de Relações institucionais da Frenlogi e ex-deputado federal, destacou que o Porto de Santos, a Praticagem, os terminais e todo o complexo é motivo de orgulho para brasileiros: “Os avanços estão ocorrendo gradativamente. Toda vez que retorno aqui a Santos, e esta é a quarta vez, é um avanço extraordinário em termos de modernização, tecnologia e quantidade de novas empresas. Estamos aqui para ampliar conhecimentos e nos colocar à disposição para juntos melhorarmos a infraestrutura portuária.”

Também participaram da visita o Deputado Federal coronel Chrisóstomo (PSL-RO); o vice-presidente do IBL, Tiago Lima; Francisval Mendes e Jacqueline Wendpap pela Antaq; Fernando Biral, Presidente da SPA, e os Diretores de Infraestrutura, de Operações e de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, respectivamente Afrânio de Paiva Moreira Junior, Marcelo Ribeiro e Bruno Stupello.

Pelo Brasil Export estiveram presentes vários conselheiros, além do CEO Fabrício Julião e do consultor portuário José Roberto Campos, Presidente do Conselho do fórum.

Em 2020 o Brasil Export promoveu uma série de 100 webinários e cinco fóruns regionais em modelo misto, com limitação na participação presencial e transmissão online ao público em geral. Em 2021, além dos fóruns regionais, também será realizado novamente o Fórum Santos Export.

Por Portal da Navegação, via IVANI CARDOSO.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
5 × 4 =