ARMADOR FLUVIAL DO ANO: A coluna elegeu o Dr. Daniel Pereira como o ARMADOR DO ANO por tudo de bom que realizou em 2020

0
39

Hoje a coluna presta uma merecida homenagem ao ilustre soamarino, como ARMADOR FLUVIAL DO ANO, trata-se do Dr. Daniel Pereira, Diretor da conhecida e conceituada empresa de Navegação HENVIL, pelo trabalho irrepreensível realizado na rota do Marajó, que mesmo enfrentando sérios problemas com relação a pandemia, procurou manter com regularidade o atendimento voltado para o Marajó, através dos confortáveis ferry-boat da empresa, muitas vezes até enfrentando prejuízos.
Daniel Pereira, que aparece na foto, graças a sua inteligência, uma das cabeças iluminadas do setor, faz parte da Diretoria do SINDARPA, da SOAMAR-Belém e, mais recentemente, da Federação dos Transportes. É portador também do Mérito Tamandaré e do Mérito Naval, as mais altas honrarias da Marinha do Brasil

Seria muito bom um Almirante da Reserva na presidência da TRANSPETRO

O nosso bom amigo Almirante (RM1) Rodolpho Sabóia, filho do almirante-de-esquadra Henrique Sabóia, que foi Ministro da Marinha, foi bastante parabenizado pela sua nomeação para a presidência da ANP – Agência Nacional de Petróleo, importante órgão do Governo Federal.
Seria também muito bom se o Governo Federal colocasse na presidência da Transpetro, subsidiária de transportes marítimos da Petrobras, um Almirante da Reserva da Marinha, para colocar a empresa no rumo certo. Uma humilde sugestão, mas com o bom sentido.

Novo Prefeito vai também alavancar o turismo

O novo Prefeito de Belém, que assumiu imbuído dos melhores propósitos, segundo já confidenciou para alguns correligionários, pretende dinamizar o turismo. Com certeza não deixará a Ilha do Mosqueiro a ver navios, criando a linha fluvial diária, desenvolvendo com isso o seu potencial turístico, já que Mosqueiro oferece as mais belas praias fluviais.
Se houver boa vontade, repetimos, empresa com embarcação especializada não vai faltar, desde que seja concedida uma subvenção para que possa ser praticada uma tarifa popular, como, aliás, já aconteceu há alguns anos passados, sendo melhor uma embarcação com espaço também para viaturas, como oferece a HENVIL Transportes na rota do Marajó.

Assume hoje o novo Comandante da CPAOR

Conforme a coluna informou anteriormente em primeira mão, hoje está tomando posse o novo Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, o Capitão-de-Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira, em substituição ao seu colega de igual patente, Manuel Pinho, movimentado para o Rio de Janeiro.
O evento, que será presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Valter Citavicius Filho, acontecerá dentro das normas recomendadas pelas Autoridades da Marinha e Sanitárias do País, como vem acontecendo em todos os eventos ligados à nossa Armada.

Um ano de grandes realizações a frente do CONAPRA

No próximo mês de fevereiro, estará completando um ano que o Prático da ZP-1 (Rio Amazonas) Ricardo Falcão, assumiu a presidência do CONAPRA-Conselho Nacional de Praticagem. O evento aconteceu no Clube Naval de Brasília, prestigiado por importantes autoridades, inclusive altas patentes da Marinha.
É oportuno destacar o grande trabalho de Ricardo Falcão em defesa da Praticagem Brasileira, um serviço essencial que muito contribui para o desenvolvimento do País. Essa é a terceira gestão desse Prático, que também desempenha a função de vice-presidente da IMPA, entidade internacional.

MARESIAS

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, precisa dar uma atenção melhor à navegação fluvial na Amazônia. Ele com certeza deve saber que aqui “os rios são as estradas naturais”, necessitando de um apoio melhor do Governo Federal.

No “bojo” desse badalado Programa BR do Mar, tem alguns itens que poderão prejudicar a navegação fluvial. Sobre o assunto um Deputado Federal do Amazonas já levantou a bandeira. Tem que ser agora, para que amanhã não seja tarde. Olho vivo, portanto.

Graças ao SINPESCA, através de suas empresas associadas, no final de 2020 a praça de Belém foi abastecida de peixe da melhor qualidade, isto sem dúvida alguma deve-se também ao trabalho dinâmico do empresário Apoliano Nascimento. Nota 10.

Com certeza absoluta, no decorrer deste ano o Governador do Estado Helder Barbalho deverá inaugurar festivamente o Complexo Belém Porto Futuro, com JANELA e tudo o mais para a baía do Guajará, tornando-se uma especial atração turística.

Atlântica Matapi entrou em 2021 com novos contratos, por sinal, o seu vice-presidente, Thiago Pinto, jovem que tem uma cabeça iluminada, vem se destacando cada vez mais, seguindo as pegadas do seu genitor, meu amigo Relton Osvaldo Pinto.

A movimentação de contêineres hoje na Amazônia, em grande escala através de navios de cabotagem, está sendo feita pelas empresas de navegação Aliança e Mercosul Lines, ambas pertencentes ao mesmo grupo, por sinal, estrangeiro.

O Comandante do NT “João Cândido”, da Transpetro, ainda no mês de dezembro, com apenas poucos dias de viagem rumo à Singapura, foi acometido pela Covid-19. Mesmo retornando de imediato, lamentavelmente, não resistiu, foi a óbito. Triste.

O ilustre professor universitário Dr. João Tertuliano, meu colega do Mérito Tamandaré e da Diretoria da SOAMAR-Belém, em significativa mensagem com votos de Feliz Ano Novo, agradeceu as notas publicadas a seu respeito. Gente fina é outra coisa.

A Transpetro ficaria muitíssimo bem servida se tivesse um Almirante da Reserva, na presidência, com demais diretores pessoas ligadas ao setor marítimo para acabar de vez com os problemas que estão acontecendo nessa subsidiária de transportes marítimos da Petrobras. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
19 × 17 =