Barco Hospital Papa Francisco começa a atender moradores de Óbidos

0
16
À margem do Rio Amazonas, moradores de Óbidos têm acesso aos serviços de saúde disponíveis no Barco Hospital

Pelos próximos três dias, outras comunidades receberão os serviços médicos na embarcação financiada pelo Governo do Pará

Ana Thaynara (SECOM)

O Barco Hospital Papa Francisco iniciou, nesta segunda-feira (1º), o atendimento a comunidades do município de Óbidos, no Oeste do Pará. Financiada pelo Governo do Estado, a embarcação tem levado serviços médicos para pacientes com sintomas leves de Covid-19 na região do Baixo Amazonas desde o início da segunda onda da pandemia de Covid-19.

A embarcação dispõe de equipamento para exames de raio-x

Neste mês, os atendimentos serão feitos em duas etapas, atendendo às comunidades dos nove municípios da Calha Norte do Rio Amazonas. Em Óbidos, o Barco Hospital passou pelas comunidades Vila Poranga e São Raimundo, realizando 500 atendimentos clínicos, das 7h30 às 17 h.

“Iniciamos os atendimentos hoje na região de Óbidos. Temos quatro médicos na embarcação atendendo a casos clínicos, principalmente os casos de sintomas gripais e de Covid-19. Esses atendimentos são importantes, para fazer com que essa ação consiga frear o aumento da Covid na região”, disse frei Joel, coordenador do Barco Hospital.

Financiado pelo Governo do Pará, o Barco Hospital Papa Francisco continua a oferecer serviços médicos à população do Baixo Amazonas

As duas etapas incluem 22 dias de atendimentos. Em cada cidade, os pacientes terão à disposição serviços de triagem de enfermagem (verificação de sinais vitais, da pressão arterial, oxigenação, temperatura, frequência cardíaca e de glicemia); consultas; exames laboratoriais; raio-x; eletrocardiograma e quatro leitos clínicos de estabilização, além da entrega de medicamentos, quando necessário.

Para quem passou pela embarcação na comunidade São Raimundo, o alívio se traduziu em agradecimento. “Agradeço essa parceria do Barco Papa Francisco com o Governo, porque nós quase não temos acesso para fazer atendimento em Óbidos, ainda mais com essa situação complicada. Então, só tenho a agradecer”, disse Idaiane dos Santos, moradora da comunidade.

No Barco, as pessoas passam pela verificação dos sinais vitais

Procedimentos – O Barco Hospital Papa Francisco já realizou mais de 1,3 mil atendimentos na região do Baixo Amazonas. O primeiro lugar a receber a embarcação foi o Distrito de Maracanã, no município de Faro. No último dia 28 de janeiro, a unidade de saúde itinerante foi à sede do município, onde ofereceu 256 atendimentos, com destaque para 56 consultas, 78 exames laboratoriais, quatro eletrocardiogramas e 15 exames de raio-x, além da distribuição de 47 kits de medicamentos.

A estrutura do Barco Hospital garante mais de 200 atendimentos diários

A embarcação chegou à Calha Norte como estratégia de combate à pandemia em 20 de janeiro. O serviço continua por tempo indeterminado.

Pelos próximos dois dias, o Barco Hospital continuará em Óbidos. Nesta terça e quarta-feira (2 e 3), os atendimentos serão nas comunidades de Santo Antônio Paraná de Baixo, Cristo Rei, São Lázaro e Nossa Senhora das Graças Paru. Após deixar Óbidos, o Barco seguirá para comunidades do município de Oriximiná.

Por Portal da Navegação, via SECOM.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
27 − 16 =