Marinha do Brasil inaugura Capitania Fluvial de Goiás

0
18
O Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, ladeado pelos soamarinos Ian Leão, Gilmar Nunes e Pedro Rebêlo.

Organização militar tem o propósito de contribuir para atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.

Guilherme Rodrigues.

A Marinha do Brasil inaugurou, na manhã desta sexta-feira (5), a Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), em Goiânia. A organização militar tem o propósito de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.

A capitania fica na Rua 2, no Setor Central. Conforme a corporação, a implantação da CFGO possibilitará um incremento das atividades relacionadas às atribuições da autoridade marítima no estado, como a regularização de embarcações e realização de inspeções navais.

No local também vai ser possível solicitar documentações marítimas, como a Carteira de Habilitação para conduzir embarcações e Carteira de Habilitação do Amador, que é uma habilitação certificada pelo representante da Autoridade Marítima para Segurança do Tráfego Aquaviário (DPC) para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional.

Até então, Goiás era o único estado que não possuía uma Organização Militar da Marinha permanentemente presente, apesar da atuação da Capitania Fluvial de Brasília na região e dos exercícios realizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais de Formosa.

O atendimento será às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, de forma presencial, com o cumprimento de todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19. Haverá também a possibilidade de agendar o atendimento eletronicamente quando o site da Capitania for concluído, que está previsto, conforme a marinha, para até o final de fevereiro.

A inauguração contou com a presença de autoridades. Entre elas o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (Cidadania), o capitão dos Portos de Goiás, capitão de fragata Divanildo Felipe Santiago; comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva e do comandante do 7º Distrito Naval, vice-almirante Gilberto Santos Kerr.

Por Portal da Navegação, via G1 GO

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
28 − 18 =